FORTALEÇA NOSSA CATEGORIA PROFISSIONAL

Fortaleça a Entidade e a nossa Categoria - Ao preencher a ART, Anote o nº 10 no campo "Entidade Profissional" apoiando o CEAJ.

CEAJ - Rua Otto Boehm, 30 - Centro - Fone/Fax: (47) 3423-2100

terça-feira, 24 de agosto de 2010

2 ANOS SEM O ARQUITETO JOAQUIM GUEDES

Em 2007, o arquiteto e urbanista paulista JOAQUIM GUEDES a convite da ESAG e do IAB-Núcleo Joinville esteve em nossa cidade, na Câmara de Vereadores, para relatar suas experiências no desenvolvimento de projetos e participação em divresos concursos nacionais e internacionais de arquitetura. Joaquim Guedes desenvolveu em Joinville o projeto do Clube de Radioamadores, no bairro Saguaçu, próximo ao Zoobotânico.
Em 27 de setembro de 2008, Joaquim Guedes foi vítima de um atropelamento próximo a sua residência em São Paulo, vindo a falecer.

Catedrático da USP, Joaquim Guedes deixa um legado de obras, idéias e muitos questionamentos, todos atuais, acerca da arquitetura e do urbanismo no Brasil.
Registro a nossa homenagem e pesar pela ausência deste profissional, deixando-nos a lembrança de um bom e fraterno amigo de Joinville.

Sérgio Guilherme Gollnick
arquiteto e urbanista
Vice - Presidente e Diretor de Divulgação
Centro de Engenheiros e Arquitetos de Joinville

PREVENÇÃO A DESASTRES NATURAIS - NOTÍCIAS


24/08/2010 - Desastres naturais: Foco deve ser a prevenção, sustentam especialistas
Engenheiros geotécnicos, geólogos de engenharia e outros especialistas em solos foram unânimes ao defender a atuação preventiva do Estado e da sociedade para evitar a ocorrência de novas tragédias geotécnicas, especialmente deslizamentos e enchentes, que provocaram centenas de vítimas no país só neste ano. Eles estão reunidos no Cobramseg 2010 (Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica), que começou na última terça, 17/8, em Gramado (RS), com grande presença de público. “Precisamos focar no que é mais importante, que é a prevenção”, afirmou o geólogo Álvaro Rodrigues dos Santos (foto), que falou no Workshop “Desastres Naturais”. Para isso, é preciso dar força de lei à Carta Geotécnica.
Os especialistas querem incluir no Plano Diretor de cada município a realização compulsória da Carta, que “é uma das maiores contribuições da geotecnia para a humanidade”, apontou Rodrigues. “Nosso objetivo é conseguir que a carta geotécnica se transforme em instrumento rotineiro das ações públicas de regulação do uso do solo urbano, especialmente ao nível municipal”, afirmou Santos. O Cobramseg é o principal encontro de engenheiros geotécnicos que acontece no país. Promovido pela ABMS (Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica), o encontro chega a 15ª edição com 1.200 especialistas do Brasil e do exterior.

EDUCAÇÃO CONTINUADA - FUNDAÇÕES


quinta-feira, 12 de agosto de 2010

NOTÍCIAS - ENGENHARIA e ARQUITETURA

Clique sobre a notícia - fonte: REVISTA ENGENHARIA
.
12/08/2010 - GE Lighting inicia Roadshow de produtos no Brasil - Iniciativa inclui 8 países da América Latina; No Brasil, evento irá mostrar inovações com a tecnologia de iluminação por LED´s em seis capitais.
.
11/08/2010 - Tecnologia a favor da vida - Uso de máquinas e equipamentos específicos e mudança de atitude são fatores que podem fazer a diferença no que se refere à economia de água.
.
11/08/2010 - FEI inscreve para mestrado em Engenharia Elétrica até 16 de agosto - Ministrado por um grupo de especialistas, o curso atua em duas linhas de pesquisa: inteligência artificial aplicada à automação e dispositivos eletrônicos integrados.
.
11/08/2010 - AsBEA realiza o 1º Seminário Internacional de Arquitetura Esportiva - Copa do Mundo e Olimpíadas no Brasil: Desafios urbanos nos entornos dos estádios são tema de debate aberto ao público.
.

domingo, 8 de agosto de 2010

AOS PAIS - MUITAS FELICIDADES


O CEAJ deseja a todos os pais, arquitetos ou engenheiros, bem como a todos os pais destes profissionais e também aos maridos das nossas engenheiras e arquitetas para que tenham uma feliz dia, abençoado com muita paz, alegria, amor e carinho.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

ACONTECE - FEIRAS E CONGRESSOS

  • ELETRON 2010 - 4 a 7 de agosto - RIOCENTRO
Os empresários e profissionais visitantes dos mais variados segmentos industriais que necessitam de soluções para o seu melhor desempenho fabril terão a oportunidade de conhecer, na ELETRON RIO 2010, as novidades em tecnologias, produtos, equipamentos, projetos e serviços para seus setores elétrico, eletrônico e automação industrial.
  • 9º CONGRESSO BRASILEIRO DE AGRIBUSINESS - 9 de agosto 2010 - Sheraton São Paulo WTC Hotel
“Cenários 2011: Comunicação e Governança” será o palco de discussões de temas que nortearão o futuro do agronegócio no Brasil.
  • 5º Congresso Internacional de Bioenergia
  • BioTech Fair – Feira Internacional de Tecnologia em Bioenergia e Biocombustíveis - 10 a 13 de agosto de 2010 Curitiba

O 5º Congresso Internacional de Bioenergia é um dos principais fóruns sobre o aproveitamento racional de energias renováveis do Brasil. Tem como participantes: empresários, técnicos, pesquisadores e profissionais da área de biomassa, biocombustíveis, geradoras de energia e energias alternativas. A BioTech Fair 2010, tem o propósito de reunir empresas com oferta de tecnologias para produção de energia renovável, com destaque para Biomassa e Biocombustíveis a partir de resíduos agrícolas, florestal, cana e até lixo urbano.

ARBORIZAÇÃO - UM DEBATE EM ALTO NÍVEL

O debate sobre um Plano de Arborização para a Cidade de Joinville proposta ao CEAJ pelo presidente da FUNDEMA, engenheiro Marcos Schoene, e protagonizada nesta última segunda-feira (02/08), foi muito interessante e trouxe aos associados do CEAJ a oportunidade de conhecer as intenções do Governo Municipal como também contribuir com esta importante e necesária ação.

Diversas foram as sugestões apresentadas pelos participantes do debate e, o presidente Ascânio Pruner ao concluir os trabalhos propôs que a entidade se envolva nestas proposições oferecendo contribuições efetivas para a implantação de uma política pública voltada a arborização urbana. Destacou também a importância do envolvimento de outras intâncias do Poder Público neste debate integrando a arborização com outras políticas como a mobilidade e paisagismo urbano onde se incluem o desenho urbano, as calçadas, praças, parques e outros critérios mais claros e técnicos de aplicabilidade da política de arborização nos novos projetos urbanos dentre outras.

Os associados e interessados neste tema poderão fazer suas contribuições através deste blog ou dirigidas ao CEAJ através do email: ceaj@ceaj.com.br . O CEAJ pretende definir uma nova data para retomar os debates redigindo um documento a ser encaminhado para a FUNDEMA contendo contribuições que busquem a melhoria da qualidade ambiental e de vida em Joinville.


segunda-feira, 2 de agosto de 2010

O QUE É UM PLANO DE ARBORIZAÇÃO URBANA?

Um Plano Diretor de Arborização Urbana é o conjunto de métodos e medidas adotadas para preservação, manejo e expansão das árvores dispostas na cidade, especialmente nas áreas públicas, de acordo com as demandas técnicas e as manifestações de interesse das comunidades locais.
Um bom plano deve ter como resultante um conjunto de INFORMAÇÕES que esclareçam e orientem a sociedade e os gestores públicos sobre os benefícios e técnicas e arborização e paisagismo; NORMAS que estabeleçam repras para a manutenção e a implantação de árvores no meio urbano, cujo conjunto pederá estar exposto numa CARTILHA de ARBORIZAÇÃO URBANA.

O início do Plano deve-se dar a partir de um inventário das árvores existentes na cidade, foram traçando a partir delas um conjunto de diretrizes para planejamento, produção, implantação, conservação e administração das árvores existentes bem como das novas que serão incorporadas ao espaço urbano, constituindo-se então num documento que estabelece diretrizes, qual seja o Plano Diretor de Arborização Urbana.

Não se tem nenhuma informação precisa de quantas árvores Joinville possui um milhão em vias públicas, parques e praças. Não se tem uma informação exata da relevância das árvores existentes nem um diagnóstico técnico daquelas que tem algum tipo de problema. Por essa razão o Plano Diretor de Arborização Urbana tem um papel fundamental ao estabelecimento de planos de ação. Em Joinville, a FUNDEMA tem a responsabilidade da arborização urbana.

Para orientar esse trabalho de maneira correta técnica e administrativamente, a FUNDEMA está elaborando o Plano Diretor de Arborização, já apresentado em alguns fóruns municipais como o Conselho Municipal de Meio Ambiente e, nesta segunda-feira, 2 de agosto, estará expondo o Plano no CEAJ a partir das 19:00 hs. Compareça ao CEAJ, contribua e participe.