FORTALEÇA NOSSA CATEGORIA PROFISSIONAL

Fortaleça a Entidade e a nossa Categoria - Ao preencher a ART, Anote o nº 10 no campo "Entidade Profissional" apoiando o CEAJ.

CEAJ - Rua Otto Boehm, 30 - Centro - Fone/Fax: (47) 3423-2100

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO ARQUITETO E ENGENHEIRO CIVIL

“12 COISAS QUE O CLIENTE PRECISA SABER”

  1. ARQUITETOS e ENGENHEIROS DORMEM: Pode ate parecer mentira ou frescura, mas ambos precisam dormir, se alimentar como qualquer pessoa, e tem hora para isso. Esqueça que eles tem telefone em casa, ligue sempre para o escritório.
  2. ARQUITETOS E ENGENHEIROS PODEM TER FAMÍLIA?: Qualquer ser humano precisa descansar no final de semana, de um tempo com a família e amigos, sem pensar ou falar sobre obras e construções. Pergunta: Nas situações acima o arquiteto ou engenheiro atende? A Resposta é: SIM - Podemos atender sem problema algum, desde que, como qualquer outro profissional, seja agendado com antecedência.
  3. ARQUITETOS E ENGENHEIROS PRECISAM DE DINHEIRO?: Ambos pagam contas, impostos, alimentação, combustível, vestuário, família, contas da empresa, funcionários e outros e etc. Equipamentos, escritório, capital para financiamento de obras, etc.. Entendeu agora o motivo de ele cobrar pelos seus serviços? O que em outras profissões chama-se consultoria e custa caro. Por favor, não pechinche….
  4. ARQUITETOS E ENGENHEIROS FINANCIAM OBRA: O cliente que obter nosso financiamento, é o cliente que tem que ter mais responsabilidade em pagar as contas em dia. O arquiteto e o engenheiro não deixarão de cobrar só porque você já gastou demais sem planejamento com suas contas.- Se você tem vencimentos para com o eles, por favor, pague. SIMPLES ASSIM! Caso contrário, você não entra no cheque especial, MAS NÓS SIM!!!.
  5. LER, ESTUDAR E PLANEJAR É TRABALHAR: Em outras profissões isto tem o nome: busca de informações ou pesquisa. Esta tarefa consome tempo e às vezes (MUITAS VEZES) isto é crucial para o andamento de seu empreendimento. Para isto precisamos de TEMPO!. Tempo é um recurso. Caso você tenha prazos não peça um trabalho que precisa de um mês para ser feito em uma semana. O arquiteto e o engenheiro são visionários, por isto tem condições e habilidade para sê-lo.
  6. CONSTRUÇÕES E REFORMAS VIRTUAIS: Não é possível examinar, fazer orçamento, planejar, construir ou reforma, nem examinar projeto, por telefone. Essa nem vamos explicar………FRASES COMO: “É mais ou menos assim”, “Você ta entendendo né?” ”Só dá uma olhadinha” “você pode me dar o preço por telefone” “quanto custa o metro M² disso ou daquilo” Este tipo de informações não substituem fotos, visitas ao local e projetos prontos e elaborados.
  7. ARQUITETO E ENGENHEIRO NÃO É VIDENTE: SÓ PARA REFORÇAR: Eles precisam examinar o projeto…….. e muitas vezes precisam reexaminá-lo!!!, ou simplesmente trabalhar em cima da idéia do cliente com termo de responsabilidade assinada pela cliente. Se quer um milagre, só o “ARQUITETO DO UNIVERSO” pode fazer! Os arquitetos e engenheiros daqui da terra fazem obras baseados em projetos arquitetônicos. Assim como na obra, se você mudar de idéia, ampliar ou “fazer uma alteraçãozinha no projeto”, vai gastar mais dinheiro por motivos óbvios!
  8. O ARQUITETO E O ENGENHEIRO SÃO SERES SOCIAIS: Em reuniões de amigos ou festas de família, arquiteto e engenheiro viram amigos ou parentes. Por favor, não comece conversas sobre como ajeitar sua sala, piscina ou que cor combina com os móveis do seu quarto. Quando se diz que o horário de atendimento é até seis da tarde, não significa que você pode chegar às 17h55min. Se você só for conseguir chegar nesta hora, avise antes. Você gosta de “happy hour”? NÓS TAMBÉM!
  9. CRIAÇÃO DE FALSA DEMANDA: Não existe “apenas um orçamentinho”, “só uma visitinha”, “olhada lá e me diz o que você acha”, “faz um levantamento rapidinho”………….. Desenho, e tudo mais é PROJETO! E projeto tem que ser pensado e trabalhado, por sua vez, cobrado……. Se você só quer um orçamento ou somente uma visita em sua obra só para ter idéia de custo? Pague que teremos prazer em mostrar o que podemos fazer. Não nivele por baixo! “O BARATO SAI CARO”Conhece a frase: “Dez por cento de inspiração e noventa por cento de transpiração”? POIS ELA É VERDADEIRA……
  10. ARQUITETO E ENGENHEIRO TEM HORÁRIO: O uso do celular: celular é ferramenta de trabalho. Por favor, ligue apenas quando necessário. Fora do horário de expediente, estamos desenvolvendo outras atividades como dormir ou namorar, passear com a família, por exemplo. No feriado também. DETALHE IMPORTANTE: se você o contratou para fazer parte da obra não o chame para resolver problemas que foram criados por outros profissionais. Ou então o contrate para isto também.
  11. O ARQUITETO E O ENGENHEIRO TEM AGENDA: Agenda antes da consulta. Em caso de emergência, que seja realmente uma emergência, por favor!, Reuniões que levam mais de hora têm outro nome e nós não temos formação em psicoterapia, ou terapia de casais.
  12. VOCÊ QUER TER RAZÃO OU SER FELIZ? Repetir a mesma pergunta mais de cinco vezes não vai mudar a resposta. O arquiteto ou o engenheiro não estão sob investigação policial. Geralmente o que você quer fazer e, ele disse que não dá pra fazer, em 90% das vezes, vai dar problema. Na hora da consulta: defina quem manda em casa ou tem autoridade sobre as opiniões. Brigar na frente do profissional é muito chato e deprime a todos. Por favor, críticas de terceiros amigos, vizinhos, podem desfocar o trabalho e, afinal de contas ,se é para escutar um palpiteiro que nunca executou uma construção, pra que contratar um profissional?

  • Não foram os arquitetos nem os engenheiros que inventaram o ditado:“O BARATO SAI CARO”Mas nos damos o maior aval!


- Tutorial Baseado no Manual Básico da Arquiteta Claudia Ciapina

terça-feira, 19 de outubro de 2010

CUIDANDO DO FUTURO

11 DE DEZEMBRO - NOSSA FESTA VEM AÍ...

PREPARE-SE
CONVIDE SEUS AMIGOS E FAMILIARES PARA A NOSSA FESTA DE FINAL DE ANO QUE ESTÁ SENDO PLANEJADA E PREPARADA COM ALGUMAS NOVIDADES.


DIA 11 DE DEZEMBRO

CURSO - AVALIAÇÃO E PERÍCIA AMBIENTAL


sexta-feira, 15 de outubro de 2010

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

DIA MUNDIAL DO HABITAT - CIDADE MELHOR, VIDA MELHOR


As Nações Unidas definiu a primeira segunda-feira de Outubro de cada ano (4 de outubro de 2010) como o Dia Mundial do Habitat. A idéia é refletir e debater sobre o estado das nossas cidades e sobre o direito básico de todos à moradia digna. Destina-se também para lembrar a tdos os habitantes e governos do mundo sobre a responsabilidade coletiva para um futuro sustentável do nosso habitat.
As Nações Unidas escolheram o tema "Cidade Melhor, Vida Melhor" para destacar uma visão coletiva de um mundo sustentável urbano, buscando aproveitar o potencial e as possibilidades, atenuar as desigualdades e disparidades e fornecer um lar para pessoas de todas as culturas e idades, tanto ricos como pobres.